Quarta-feira, 27 de Setembro de 2006

Besteiros Futebol Clube - oitenta e sete anos!

O nascimento...
            Na entrada do terceiro milénio, e passados oitenta anos do nascimento do Besteiros F. C., é difícil descobrir os factores que conduziram à sua fundação.
            Não vamos começar a analisar os antecedentes próximos da formação do Besteiros, mas sim procurar no tempo, justificação para o surgir da paixão pelo futebol e o desejo de fundar um clube.
            Nos primeiros anos do século XX, mais precisamente a partir da implantação da República, a diáspora portuguesa acentuou-se e foram milhares de portugueses que demandaram outras paragens à procura de melhores condições de vida. Nessa grande movimentação de gente, participaram também naturais de Campo de Besteiros que procuraram construir o seu futuro no Brasil, destino preferencial dos portugueses. Outros, porém, ficaram dentro da pátria lusitana, nas cidades de Lisboa e Porto, em busca do impulso necessário para a concretização dos seus sonhos.
            Ao deixar-se a terra natal, reforça-se o sentimento de bairrismo e de ligação ao lugar onde se nasceu e se deram os primeiros passos. O sonho de uma vida melhor reforça o amor à sua terra e provoca a vontade, se a vida permitir, de contribuir para o seu progresso.
            De encontro a esta linha de pensamento vem um artigo de Rodrigues Teles, no jornal “Sports”, na secção Sinfonia Nortenha de Fevereiro de 1940, que afirmava “...há mais de uma vintena de anos, possivelmente brincava-se ao futebol na antiga povoação de Campo de Besteiros, sentada aos pés da Serra do Caramulo”. O fomentar dessa paixão, na opinião do articulista deveu-se a “...uns rapazes que no Porto ou em Lisboa se empregaram, mas viram a luz do sol no famoso vale besteirense e levaram para ali o “vício” em dias de férias”. O futebol, nessa altura, já tinha grande divulgação nas grandes cidades.
            Essas pequenas brincadeiras contribuíram para que a popular modalidade começasse a ganhar raízes e a conquistar adeptos. Nas tertúlias já se discutia futebol e falava-se nos clubes das grandes cidades.
Segundo Rodrigues Teles surgiu “...uma tentativa impulsionada por Avelar Úria Leitão de fomentar mais assiduamente a prática da modalidade”. Esse impulso inicial não teve grande continuidade, porque a prática do futebol limitava-se segundo o articulista a “... uns ensaios de futebol, com pontapés de Tavares Bastos, Júlio Cardoso (jogadores do F.C. Porto), que por ali estiveram em descanso, de Arnaldo, Rogério, Rafael e Alberto Ramos, ligados à terra por laços de família, Avelar e Alfredo Leitão, Calisto Brito. etc..”
            Interpretando o que nos chegou, achamos que os fundadores ou os principais impulsionadores do clube devem ter sido Avelar Úria Leitão, Baltazar Ferreira e Américo Augusto Cruz. O “Ecos de Besteiros”, num artigo sobre a fundação do Besteiros F. C., aponta como fundadores esses mesmos três nomes. Este artigo é baseado em testemunhos orais e, por isso, deve ter algum fundamento.         
            Mesmo limitando-se a pequenas brincadeiras, estavam dados os primeiros passos e lançadas as sementes à terra que mais tarde iriam germinar.
            Campo de Besteiros, na altura progressiva aldeia da freguesia de Santa Eulália, revelava, como já constatámos, no dealbar dos anos vinte, grande abertura à prática desportiva e à constituição de associações, com vista a reforçar o espírito comunitário e potencializar a força e o dinamismo da sua juventude. Dentro deste espírito, não foi de estranhar o aparecimento de um grupo dedicado ao futebol.
            A data apontada para a fundação do Besteiros é 27 de Setembro de 1919, surgindo esta referência na bandeira do clube.
            Oitenta sete anos passaram. A História continua…
                                                            J.C.D.
publicado por besteiros às 09:40
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


.posts recentes

. Voltámos!!!

. Posso?!!!

. Órgãos Sociais do B.F.C. ...

. Comentário do Treinador d...

. Resultados e Classificaçã...

. BESTEIROS, 4 - ABRAVESES,...

. Comentário do Treinador M...

. Resultados e Classificaçõ...

. BESTEIROS, 1 - SANTIAGO B...

. Rescaldo do jogo Besteiro...

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.favorito

. Besteiros F. C. disputa I...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds